Muro

// Juliana Dorneles

 
O muro é aquela parede de concreto no meio da cidade. Vertical, reto, sólido, alto. Um muro alto não permite que se enxergue o que tem do outro lado. Quando são feitos de madeira se chamam cercas. Se o muro é baixo, muitas pessoas vão sentar nele e ele vai servir como descanso, mas isso não acontece muito, pois a maioria dos muros é bem alto. Acredito que na cidade ninguém gosta de ver gente sentada.
Os muros cercam propriedades ou dividem terras. O muro bloqueia a entrada para algum lugar, ou direciona esta estrada para um ponto específico. É preciso pedir autorização para passar, ou subir/escalar o muro, ou ainda fura-lo para ver o que tem do outro lado. Por isso o muro tem um quê de separatista: fique com suas regras aí desse lado que eu fico com as minhas desse outro. Mas, claro, sempre tem gente que fica em cima do muro.
O muro também serve para proteger propriedades; e tem o lado de dentro da propriedade que pertence aos proprietários; e eles manejam do jeito que quiserem; e tem a parte de fora da propriedade, que é público. Nesta parte de fora acontece todo tipo de coisas, como desenhos, propaganda, cartazes, espera, sexo, projeção, apoio.
O muro então, na parte que cabe o contato com o público, vem sendo usado de maneira livre. O muro é um banner natural da cidade. Muitas pessoas se importam com o que se coloca nos muros, mas o muro mesmo parece bem indiferente a isso. Os muros em geral são bem simpáticos.
O muro é uma transposição muito forte do concreto físico para a ideia abstrata. Sua solidez material marca fisicamente um espaço mental. A ideia da demarcação do espaço se concretiza na instalação de um muro. E a ideia aceita e manifesta o físico e vice versa. E ambos parecem cair juntos também, embora cada um tenha seu tempo. Foi assim que caiu o Muro de Berlim.
A permanência dos muros na nossa cultura é bem simbólica; a altura dele revela o quanto se tem a esconder e/ou temer.

No território dos cavalos de hipismo também existem muros. São feitos de madeira em módulos, imitando um muro sólido verdadeiro. O bom é que é apenas uma imitação; e se o cavalo bate neste obstáculo, ele não sai ferido. É um muro possível de ser transposto por um cavalo. É um muro de brincadeira e, no entanto, um obstáculo a ser levado a sério.
Eis aqui o vídeo de uma amazona batendo o recorde de salto ao Muro em estilo amazona (montada de lado).

competicaohipica

 vocabpol em 28112014 entradas, oficina